Clube Cultura reforça mobilização contra a Dengue

O Clube Cultura está iniciando uma campanha e conta com o esforço de cada membro de nossa comunidade para enfrentarmos a epidemia de Dengue em Campinas. Em 2023, a cidade registrou o maior número de infectados pela doença desde o início da série histórica, totalizando cerca de 10,8 mil casos.

Apesar de o Distrito de Sousas não constar na lista de preocupações da prefeitura em relação à doença, acreditamos que a mobilização é fundamental para evitar a proliferação do mosquito transmissor e conscientizar sobre a necessidade de cuidados básicos no nosso dia a dia, especialmente em nossas residências, visto que 80% dos criadouros do Aedes aegypti estão no interior das casas.

O Clube Cultura está dando início a uma campanha online e presencial em nossa Sede de Campo, com o intuito de adotarmos medidas para evitar criadouros e disseminar essas práticas em nossos lares, contribuindo para que Campinas vença mais esse desafio.

É crucial dedicar atenção a qualquer objeto que possa acumular água. Não adie essa ação, pois esses locais são potenciais criadouros para o mosquito. Elimine-os.

Para combater a proliferação do mosquito, é essencial evitar o acúmulo de água, sobretudo em latas, pneus, pratos de plantas, lajes, calhas e outros recipientes. Além disso, é importante vedar adequadamente a caixa d’água e manter fechados os vasos sanitários não utilizados.

Instruções para assistência:

• Caso apresente febre e dois ou mais sintomas associados (dor de cabeça, dor no corpo, náusea, vômito, manchas no corpo, dor articular, dor atrás dos olhos), busque atendimento e orientações em um centro de saúde de Campinas.
  • Se houver tontura, dor abdominal intensa, vômitos repetidos, suor frio e sangramentos, procure auxílio imediato em um pronto-socorro ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Saiba mais em https://portal.campinas.sp.gov.br/sites/arboviroses/inicio