Clube Cultura intensifica Campanha contra a Dengue

Prezados Associados,

Diante do atual estado de emergência decretado pela cidade de Campinas devido à epidemia de dengue, o Clube Cultura reforça sua Campanha de Conscientização contra essa doença que tem afetado nossa comunidade.

Vale lembrar que, de acordo com as autoridades de saúde, 80% dos focos da dengue estão nas residências.

É importante frisar que Campinas registra, pela primeira vez na história, a circulação simultânea de três sorotipos da dengue: DEN 1, DEN 2 e DEN 3. Além disso, as condições climáticas favoráveis desde o início de outubro têm contribuído para o desenvolvimento e proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue.

Para prevenir a propagação dessa doença em nossas famílias e comunidade, é essencial adotar medidas simples no dia a dia. A principal forma de prevenção é reduzir a infestação do mosquito eliminando seus criadouros. A seguir, algumas dicas práticas que podem fazer a diferença:

1. Evite água parada em recipientes como latas, garrafas vazias e pneus.
  2. Mantenha plantas e vasos livres de acúmulo de água.
  3. Realize a limpeza regular da caixa d’água e mantenha-a sempre fechada.
  4. Verifique e limpe as calhas para garantir o escoamento adequado da água.
  5. Coloque lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira fechada.
  6. Elimine entulhos do seu quintal que possam acumular água.
  7. Troque a água do pote de seu animal de estimação com frequência.

Além disso, para proteção individual, recomenda-se o uso de repelentes, que podem evitar as picadas dos mosquitos. Certifique-se de escolher um produto com composição adequada e seguir as instruções de aplicação. O tipo mais eficaz contra o mosquito transmissor da dengue é o que contém icaridina, substância derivada da pimenta.

O Clube Cultura está comprometido em contribuir para a saúde e bem-estar de nossos associados e suas famílias. Contamos com a colaboração de todos para juntos enfrentarmos esse desafio.